FAQ Dicionário Fale Conosco
     
EzCarbon Serviços Cases Para Saber Mais

Com foco permanente em preservação do meio ambiente, desenvolvimento de tecnologia de ponta e eficiência energética, a Danfoss fez desses princípios o tripé para o EnVisioneering. A preocupação com estes três itens se faz presente não apenas no processo produtivo como também em ações das quais a companhia participa ou mesmo promove. Uma demonstração disso ocorreu no 1º Simpósio EnVisioneering Danfoss do Brasil, realizado em São Paulo (SP) no último mês de março.

O evento foi estruturado para ser "carbono zero", ou seja, toda a emissão de CO2 necessária para a realização do encontro foi compensada por um projeto de carboneutralização. A EzCarbon Solutions, consultoria ambiental voltada para o desenvolvimento de soluções corporativas empresariais na área de mudanças climáticas, foi responsável por coordenar integralmente esta iniciativa. “Por ser um dos assuntos mais importantes da Agenda da Sustentabilidade atual, ficamos bastante satisfeitos em poder discutir a questão da governança climática num evento de alto nível e com audiência bastante qualificada”, afirma Philippe Lisbona, diretor da EzCarbon e mediador do debate.

Na ocasião, foi solicitado que cada participante respondesse a um questionário sobre a região do país oriunda e qual o transporte usado para chegar ao evento. Isso resultou em um inventário contendo a quantidade total de Gases de Efeito Estufa lançada ao meio ambiente. Por meio dos dados fornecidos, calcularam-se as emissões de CO2 per capta referentes a cada uma das fontes emissoras consideradas no evento. As emissões foram contabilizadas em toneladas de CO2 equivalente (tCO2e) e, posteriormente, a Danfoss do Brasil adquiriu créditos do Projeto Millenium, certificados pelo Mercado Voluntário, que foram usados para neutralizar as emissões do evento, cumprindo assim a promessa feita na ocasião e mantendo seu valor como uma empresa que busca sempre o desenvolvimento sustentável obedecendo e respeitando o meio ambiente.

O projeto escolhido para carboneutralizar o 1º Simpósio EnVisioneering no Brasil foi o Millenium, que gerou créditos de carbono (VER, sigla em inglês para Redução de Emissão Voluntária) ao utilizar uma energia mais limpa no seu processo de produção da cerâmica. No lugar da queima de carvão vegetal nos fornos, a palha de arroz passou a ser utilizada como combustível por ser uma fonte energética mais adequada do ponto de vista ambiental, pois reduz os níveis de emissão de metano a partir da decomposição de biomassa em locais abertos e também de desmatamento de floresta nativa. O objetivo deste projeto é reduzir a liberação de gases causadores do efeito estufa e encorajar o uso de biomassas renováveis por meio de um comutador de combustível, bem como incentivar a utilização de tecnologias mais modernas no processo produtivo.

A metodologia empregada no levantamento do impacto ambiental causado pela realização do 1º Simpósio EnVisioneering levou em consideração escopos de emissão como consumo de eletricidade, decomposição de resíduos orgânicos, além de transportes rodoviário e aéreo. No total, foram emitidas 7,2 Ton no evento (119 pessoas com uma emissão média de 60 kgCO2 por participante). O número é calculado com base no parâmetro de que 1 VER equivale a 1 ton de CO2.


  Indique este site Links Parcerias Notícias
LobbusConsulting